Get Up to 40% OFF New-Season StylesMenWomen * Limited time only.

Cuidados com a piscina em períodos chuvosos

Cuidados com a piscina em períodos chuvosos

Embora ajude a refrescar os dias quentes, além de trazer benefícios para a saúde e a natureza, a chuva pode causar prejuízos para a qualidade da água na piscina. Afinal, a composição da água da chuva não é igual à água presente no tanque. Por esse motivo, ela pode desequilibrar os parâmetros químicos e afetar a aparência da água. Quem tem piscina em casa precisa saber que os efeitos da chuva devem ser combatidos para evitar danos ao tanque e prejuízos à saúde das pessoas. Como o período de chuvas intensas coincide com os dias de temperaturas altas, é muito importante manter alguns cuidados para que os banhistas possam desfrutar da piscina.

Continue lendo nosso artigo para entender os cuidados necessários durante esses períodos chuvosos e conhecer algumas dicas para fazer a manutenção correta da piscina.
Lembre-se que empresas e profissionais que prestam serviço especializado podem ajudar você com a manutenção, oferecendo cuidados extras para garantir a qualidade da água.

Para driblar os efeitos da chuva, vale a pena adotar as seguintes medidas:

  • Mantenha o retorno do tanque limpo;
  • Cubra a piscina com uma capa;
  • Faça um controle rigoroso dos parâmetros químicos;
  • Retire diariamente os resíduos;
  • Mantenha o filtro limpo e a casa de máquinas em perfeito funcionamento;
  • Use o aspirador pelo menos uma vez por semana;
  • Aplique o cloro corretamente.

 

Efeitos da água de chuva observado nos períodos chuvosos
A água da chuva não tem a mesma composição da água da piscina, ela é mais ácida e pode vir carregada de matéria orgânica, principalmente depois de tocar o solo. Assim, quando a água da chuva escoa ou incide sobre o tanque, torna-se necessário adotar cuidados para combater os seus efeitos.

São os principais problemas causados pela chuva na piscina:

1.    Aumento da turbidez
Como a chuva carrega impurezas e pequenas partículas para o tanque, a sua incidência na água da piscina tende a deixá-la cada vez mais turva. Ela perde a cristalinidade e fica opaca, em alguns casos parecendo que há poeira em suspensão.

2.    Redução do pH
A água da chuva é propensa a ser mais ácida do que a água da piscina, uma vez que a primeira faz uma limpeza no ar e acumula em si poluentes. Dessa forma, quando chega ao tanque, ela provoca redução do nível do pH.

3.    Queda da alcalinidade
Ao contrário do que acontece com o pH, a chuva na piscina causa a queda da alcalinidade. Basicamente, o controle da alcalinidade é essencial para se ter um pH estável. Com uma baixa alcalinidade, a água da piscina passa a ter uma tonalidade verde e turva, além de ficar mais corrosiva.

4.    Proliferação de algas
Com todos os parâmetros desequilibrados, as algas encontrarão o espaço ideal para se proliferarem. Consequentemente, a água ficará mais esverdeada ou até com uma tonalidade marrom, dependendo da espécie que se formou ali.

Manutenção da piscina em períodos de chuva
É importante adotar medidas, antes e depois de precipitações, para garantir a qualidade da água. Um fator essencial é conservar o volume de água adequado no tanque, evitando transbordamento. Não deixar a piscina cheia demais, pois se o volume de água for muito grande, ela poderá transbordar e, quando a água retornar para o tanque, trará ainda mais sujeira, dificultando o seu tratamento.

Manter os níveis de cloro e pH controlados também é preciso para que os efeitos da chuva não sejam tão desastrosos. Assim, ficará mais fácil cuidar dela depois, evitando procedimentos complexos ou a necessidade de usar muitos produtos químicos.
Após a chuva, proceda com os cuidados e manutenções de rotina:

  • Retire a sujeira em suspensão;
  • Use o decantador (clarificante), se for necessário;
  • Aspire o fundo;
  • Meça e corrija o cloro, o pH e a alcalinidade.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ligue já

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
Podemos ajudar?